quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Buracos nas ruas...

Todo inverno é a mesma coisa. Chove e a cidade fica tomada por buracos. O fato é que nossa rede coletora, é para esgoto cloacal e foi construída com canos de concreto que ao passar do tempo se deteriora pela ação de detergentes, como sabão em pó, sabonetes, pedras sanitárias, detergente de louça, enfim. Esta rede a alguns anos passou também a receber as águas das chuvas, quando em alguns pontos da cidade foram abertas "bocas de lobo".

Quem já teve a oportunidade de visualizar em algun trecho a rede de esgoto aberta, pode perceber que apenas, ou pouco mais de de 30% do cano de concreto, que tem 30cm de diametro, está livre para a circulação da água e dejetos, o restante está coberto por areia. Pois bem, com uma rede antiga, que em vários trechos apresenta os canos em estado de putrefação, fica dificil em dias de chuva não aparecerem uma quantidade interminável de buracos. O volume de água é muito superior ao suportado, o que acaba estourando o cano onde a rede se apresenta mais frágil. Geralmente isso ocorre nas ruas mais antigas da cidade.

Outro problema é o pouco nivelamento que a rede tem, em alguns trechos, a rede está apenas 30 ou 40cm da superfície da rua. Mas entendo, que o problema mais grave é o excesso de água jogado na rede em dias de chuvas pelas bocas de lobo.

O município recebeu uma verba de R$ 47.000,00 do Governo do Estado para melhorias na área urbana, e vai poder recuperar 3.500m² de calçamento, ensaibrar 2km em partes de 4 ruas na Vila Norte e fazer outras pequenas obras. A notícia é boa, mas isso representa uma pequena parte. O sonho seria construir rede coletora pluvial e trocar toda a rede coletora clocal. O município tem projeto junto a FUNASA, que chegou a ter início da obra no final da Administração passada, mas que está parado dependendo da liberação de recursos do Governo Federal, o que a Administração tem cobrado com insistência.

4 comentários:

Anônimo disse...

até que em fim alguém dá uma explicação sobre isso que tenha fundamento.

Anônimo disse...

Os motivos todos sabem, o mal é que ninguém resolve. É um absurdo a situação das ruas da cidade.

Anônimo disse...

Mas claro caro anônimo acima, um vereador que não mora na cidade, não pode mesmo resolver nada, muito menos os buracos!

Ver. André Soares disse...

Primeiro, tem gente que se acha experto. O anônimo é o mesmo 10:47 e 10:50.
Moro na Rua Bento Gonçalves, 1896, Vila Norte.
Faço faculdade 3 dias por semana em Porto Alegre. Acho que só assim, estudando, posso melhorar minha contribuição na política, mas se em algun lugar estiver escrito que um Vereador não pode fazer curso superior e vou rever minha atual situação.
Quanto fazer alguma coisa, está sendo feito, começou no Governo passado com o Projeto na Funasa e agora com o convênio com o DAER, só que o problema é bem maior do que a gente pensa.