quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Secretaria Anelise na Câmara


A Secretária de Saúde Anelise Santos, utilizou espaço cedido pela mesa diretora da Câmara Municipal, para contrapor as denúncias feitas pela Vereadora Cecília na sessão do dia 06/09, referente ao fato de Enfermeiras estarem assinando receituário sem ter autorização legal para isso. Com a assistência lotada, Anelise iniciou seu pronunciamento agradecendo a oportunidade de estar usando a tribuna da Câmara e disse ser o espaço adequado para contrapor a denúncia inveríca da Vereadora Cecília. Desde 1986, o Ministério da Saúde, através de protocolos e portarias, permite que Enfermeiras assinem receituário para pacientes de Programas de Saúde. Com isso a denúncia feita pela Vereadora perde o sentido. Com a presença de médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, agentes de saúde, funcionários da secretaria de saúde e vários secretários municipais, a Secretária Anelise discursou por 15 minutos e foi muito aplaudida até retornar ao seu assento na plateia. Precisamos tirar deste lamentável episódio que colocou em discussão a capacidade e o conhecimento de um profissional técnico, de nível superior, como a Enfermeira Clarice Pascoal que foi alvo da denúncia da Vereadora Cecília, que ao colocarmos em dúvida o conhecimento de um profissional que estudou muito para ter a condição que tem, que cada vez mais precisamos valorizar o estudo, e principalmente quem se dedica a buscar conhecimento através dos bancos acadêmicos. Fica a lição.

22 comentários:

Anônimo disse...

muito bom ter uma secretária competente como a ane.

Anônimo disse...

É LAMENTÁVEL termos secretários e vereadores que são coniventes com fatos como este.
Nestes momentos tenho VERGONHA de dizer que sou um cidadão deste municipio
A Vereadora Cecilia foi a única que teve coragem de alertar a comunidade desta barbaridade.
Mas isso serve para vermos quem escolhemos para nos representar, para defender os nossos interesses.
Precisamos de mais políticos como a Vereadora Cecilia, que não tem medo de encarar esta corja da situação do governo, que só pensa no próprio umbigo, e não está nem ai para o cargo em que estão, eles não sabem o que é ser medicado e não ter efeito nenhum o medicamento que nos foi dado. Bom graças a Deus ainda não aconteceu nada mais grave, como intoxicação ou algo pior. Mas graças a deduncia feita por esta vereadora, que é tão invejada por alguns colegas que gostariam tanto de ter esta coragem, é que tenho certeza de que o Prefeito Marne, que se elegeu dizendo que no governo dele teria a melhor saude que o municipio já teve (ainda não vi essa maravilha), irá regularizar esta situação. Fica aqui a minha sugestão: A contratação de mais médicos é fundamental para que possamos ter os nossos direitos de cidadãos respeitados, são eles, e sómente eles, que estudam para prescrever medicamentos.
Acho também, que o Vereador André, assim como alguns outros vereadores de Mostardas devem se informar melhor antes de colocar os pés pelas mãos e sair falando absurdos sem nexo (A palavra Ética passa LONGE destes vereadores).
Deixo claro que a profissão de Enfermagem é de TOTAL importancia para toda a rede de saúde. Temos profissionais maravilhosos, inclusive a Enfermeira Clarisse é uma delas, mas cada profissional tem a sua qualificação, e isso não pode ser negado.

Anônimo disse...

Essa figura aí só comentou, não deve ter lido a postagem. Normalmente é assim, lê-se o título e comenta. Ali diz, bem claro, que existe protocolos e portarias desde 1986 autorizando tal procedimento.
Não te afrouxa André.

Anônimo disse...

Vereador André, você é a face desse povo sem conhecimento e cultura de Mostardas. Se que comentar sobre um assunto legal, ao menos tenha conhecimento da lei. A Ver. Cecília é a única neste plenário que possui capacidade para representar seu eleitor. Acesse o link e veja que ela é quem está com a razão e preocupada com a população: http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/visualizar_documento_gedpro.php?local=trf4&documento=3608478&hash=3cbba055570a606e488a31d8f68030f0chedumi

Anônimo disse...

André, você só quer fazer politicagem. Vá preocupar-se com o teu eleitor, com a saúde dele. Se amanhã um morrer por causa de uma enfermeira, será menos um para votar em ti. Deixa de ser burro.

Anônimo disse...

Em defesa da verdade, embasado em fatos (contra fatos não há argumentos!), peço que acessem o link do Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4), abaixo:
http://www.trf4.jus.br/trf4/processos/visualizar_documento_gedpro.php?local=trf4&documento=3608478&hash=3cbba055570a606e488a31d8f68030f0

Nesse link você descubrirá a verdade, que é, resumidamente: O TRF4 "julgou IMPROCEDENTE o pedido formulado em Ação ordinária ajuizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio Grande do Sul, que pretende o reconhecimento da competência dos profissionais enfermeiros em prescrever medicamentos previstos em programas de saúde e nas rotinas das instituições públicas ou privadas e requerer exames dentro dos seus limites de atuação. A ação objetiva, ainda, seja determinado aos réus que se abstenham de praticar qualquer ato atentatório, direta ou indiretamente, contra o exercício profissional da enfermagem em todo o Estado do Rio Grande do Sul."

Ou seja, somente o médico pode prescrever medicamentos.

Então é notório que nossa vereadora é muito competente não enganou a ninguém e, com certeza, mais uma vez prova que está atuando em defesa da comunidade e mostra que se preocupa com a saúde de todos, inclusive a dos mau informados (intencionados) que, pelo visto, só pensam em se promover.

Vamos deixar disso, a população é carente de médicos.

Precisamos mais médicos para o melhor atendimento público na saúde de nossa cidade.

Anônimo disse...

Obrigado Vereadora Cecília.

É uma lástima que eu não tenha votado em você.

Avante Cecilia!

Anônimo disse...

"A Secretária de Saúde Anelise Santos, utilizou espaço cedido pela mesa diretora da Câmara Municipal, para" falar bobagem e mostrar sua ignorância ao assunto.

Anônimo disse...

Tão preocupante quanto enfermeiros prescrevendo medicamentos, é a inoperância da secretaria de saúde, que tem a sua frente uma profissional mau informada, despreparada e incopetente. Em tempo, preocupa também a posição do Ver. André, do Sec. Pedone e dos demais que "aplaudiram" a Sec da saúde. Tchê, estamos nas mãos de gente sem instrução, despreparada. Desse jeito Mostardas vai mais pro fundo do poço.

Começo aqui a campanha: Ver. Cecilia para Prefeita.

Anônimo disse...

É ver. andré, fica a lição para o sr. Acho que vc deveria se retratar no seu blog e na câmara. Pedir desculpas pela sua ignorância e informar-se melhor.
FICA A LIÇÃO.

Ver. André Soares disse...

Deve ter sido a mesma pessoa que escreveu todos os post´s, por que é incrível o que está escrito. Mas enfim, o meu blog é para falar de coisas sérias, e a última infomação é que hoje pela manhã participei da reunião do Conselho Municipal de Saúde, onde todos os procedimentos adotados pelas enfermeiras através dos protocolos, foram ratificados. Existe sim, e é isso que consta no linck colocado numa postagem, briga judicial entre o sindicato dos médicos e dos enfremeiros, discutindo uma Lei de 1986, mas, esta mesma Lei é vigente, isso quer dizer, vale enquanto não for revogada (para quem tem dificuldade de entender). Fora isto, quanto a coragem da Vereaora Cecília, não discuto, por que tem que ter coragem mesmo para fazer uma denúncia sem pé nem cabeça, que coloca em discussão a capacidade técnica de uma profissional que estudou muitos anos para estar no lugar onde esta, mas isso para algumas pessoas não tem valor.

Ver. André Soares disse...

Engraçado é que no Governo passado o mesmo procedimento era feito, mas ai a atual oposição achava bom. Por que será?

Anônimo disse...

Verifiquei o link e realmente foi vetado, pelo TRF4, a solicitação do COREN RS, que visava o reconhecimento da competência dos profissionais enfermeiros em prescrever medicamentos previstos em programas de saúde e nas rotinas das instituições públicas ou privadas.

Então André, você continua com essa Insolência!!

Por acaso você tem dislexia?

Ver. André Soares disse...

Não tenho dislexia. A Lei em questão é a de número 7.498 de 1986, art. 11. Se "anonimo", não tiver dislexia e quiser entender é só buscar na internet.

Anônimo disse...

Cecília Prefeita, hahahahaha, hahahahaha, hahahahaha, quem vai ser o vice??? Dr. Luis???

Anônimo disse...

Tchê, ou esses caras não sabem ler ou são muuuuito burros.
Lei 7.498 de 1986, art. 11.
É só ler.
Acho que para alguns tem que desenhar.

Anônimo disse...

É, a vereadora Cecília não tem obrigação de conhecer Leis, embora tenha ciso Sec. de Saúde por algumas horas...Pois sendo secretária de Assistência Social ela descobriu uma Lei que poderia transformar um prédio onde era a Escola do Balneário Mostardense em residência para uma sobrinha dela.
Será que essa lei de do~ção não vai ser questionada na justiça?
E quando ela preenchia e assinava Laudo Social como se fosse assistência Social, isso pode?E a justiça?
CHAPA PARA ELEIÇÃO 2012:
prefeita CECÍLIA
vice CESAR GALDILHO.
Pobre Mostardas, pobre povo!!!

Anônimo disse...

parabens Anelise, buscou a informaçao, não fez como a vereadora,
que só faz papelao, deixando a gente que votou nela cheio de vergonha ,nunca mais.

Matheus Brum disse...

Pessoal, não vamos desviar o foco do assunto. Entendo que os comentários se desvituaram e estão visando somente atacar os vereadores André e Cecília. Creio que devemos utilizar este espaço para debater o assunto em pauta.
Quando discordarmos de algo, devemos mostrar o nosso ponto de vista e se possível justificá-lo como fez um anônimo citando um caso do TRF e depois o André mostrando a lei vigente que autoriza o procedimento da equipe de enfermagem. Nem vou aqui entrar no mérito de quem tem a razão, só vou pedir que não usemos este espaço para agressões, pois existem família e amigos por trás dos vereadores, e estes são quem mais sofrem quando ocorrem agressões a cada um deles.
Que bom que temos vereadores atuantes, deviam ser 9 deste tipo, mas que as diferenças se resolvam toda a segunda-feira na câmara municipal, entre eles. cabe a nós em 2012 mostrar se estamos contentes ou discontentes com cada um. Não podemos transfomar um blog num campo de batalhas onde qualquer comentário anônimo pode trazer grande aborrecimento.
Usemos de forma lúcida e propositiva.

Anônimo disse...

parabens a todas as enfermeiras, sei que apoiaram a colega, a uniao faz toda diferença.

Anônimo disse...

andre te admiro muito, vc é uma pessoa batalhadora e continue assim, vá sempre em busca da verdade não te mixa para q os outros falam são, ignorantes que nem sabem oq falam, precisam de q outras pessoas pesquisem na internete pq nem sabe ligar um computador, o desfile do dia 20 foi muito bom e organizado, a semana farroupilha estava muito bom, estão todos de parabéns.

Anônimo disse...

Para você, deve ter sido uma grande vitória aprender a ligar o computador, não é mesmo?
Pq se você fala como escreve, pobre da língua portuguesa.
Quanto ao André, também o admiro pela sua coragem, assim como admiro a Vereadora Cecília, que está sempre pronta a servir a comunidade de Mostardas, afinal ela foi eleita para nos representar e defender os nossos interesses, assim como todos os vereadores.
O vereador André está apenas no seu primeiro mandato, mas se a comunidade mostardense gostar da sua atuação como vereador, e ele voltar a concorrer a este cargo, com certesa ele ainda irá defender os nosso interesses por mais alguns anos, então, na minha humilde opinião, acho que ele deve se espelhar um pouco nesta vereadora, que é tão atacada por ele, pois se eu não me engano ela já está no seu 4º ou 5º mandato, e isso é prova de que a comunidade acredita e confia na capacidade dela, em defender os seus interesses. Acho também, que o Vereador André é sim, capaz de defender os nossos anceios como cidadãos, mas também acho que ele deveria deixar um pouco de lado as picuinhas políticas e olhar um pouco mais em volta do que realmente está acontecendo em nosso municipio, em todos os sentidos.
E que os de mais vereadores, possam ter como exemplo este dois vereadores, que se engajam realmente no seu trabalho, e não medem esforços para trazer melhorias para este município, que atualmente está tão esquecido pela sua atual administração e pelo Governo Estadual.