É na Comunidade Terapêutica Santa Rita de Cássia, em Taquara, que algumas pessoas da nossa comunidade buscam tratamento para os problemas com alcool e outras drogas. Desde meados de 2008 o município atua nesta área. Neste início proporcionando o pagamento de internações. Em 2009 a Secretaria Municipal de Saúde, criou o Programa inicialmente chamado de Ambulatório de Alcool e Outras Drogas, inclusive construindo uma sala no Centro Comunitário Dr. Valmor Machado, usada em compartilhamento com o Grupo de Saúde Mental. O uso de drogas ilícitas, a muito é um problema que assombra as famílias em nosso país e não é diferente aqui em nossa comunidade.
A demanda vem crescendo ano a ano, embora algumas atividades de prevenção e informação tenham sido realizadas pelo Poder Público através de parcerias com Igrejas e também o Grupo Amor Exigente. Desta crescente demanda, hoje temos 9 residentes na Comunidade, e da parceria entre o Poder Público e o Amor Exigente de Mostardas, que o Município está dando uma atenção especial a esta questão e está ampliando e renomeando o serviço para o Programa Mão Amiga. Coordenado pela Secretaria de Saúde e pelo Gabinete do Prefeito, através do Sub-chefe de Gabinete Alexsandro Saraiva o programa deverá nos próximos dias ser regulamentado por Lei para que garanta sua continuidade. Nos próximos dias vou publicar todas as atividades que serão desenvolvidas através do Programa Mão Amiga.
Os frutos do Programa, pude constatar na visita que fiz, como disse, no último domingo à Comunidade Terapêutica Santa Rita de Cássia. Os residentes sendo bem atendidos, em um ambiente agradável e organizado, podendo como no último domingo receber a visita dos familiares, que assim o fazem uma vez por mês, depois de acompanharem as reuniões do Amor Exigente. A Comunidade e os familiares podem ter a certeza que este é um investimento na transformação da vida destas pessoas que muitos frutos ainda darão a nossa Comunidade.
Refeitório
Entrada do pátio central da Comunidade
Oratório com Santa Rita de Cássia
Veículos da Saúde que transportam os familiares e residentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário