sábado, 10 de outubro de 2009

Os verdadeiros Dalits

A novela Caminho das Índias já terminou, deixou saudade para alguns e alívio para outros. Não vou entrar no mérito se foi boa ou ruim, vou me apegar a um ponto comum das novelas. Toda novela deixa sua marca e cria moda. Muitos jargões e personagens ficam em evidência por muito tempo. Pois bem, a moda agora são os Dalits, os intocáveis. Meus amigos colorados faziam a brincadeira com o time do Internacional, reclamavam que o ex-técnico Tite tinha os seus intocáveis e, por isso, a má fase do time. Eles não conhecem o Autuori com seus intocáveis Willian Thiego e Bruno Colaço.
Nos últimos meses freqüentei, senão todos, quase todos os blogs que falam de Mostardas e tenho me apegado muito na construção de um debate positivo, onde a coerência fosse o primeiro mandamento, visando ao crescimento do nosso município e de toda a região. Bom soldado, estive sempre à disposição de um debate construtivo. Elogiei e discordei de muitos conterrâneos, sempre na intenção de melhorarmos a terra que tanto nos orgulha.
Florista de carteirinha, assim, como o velho Flores da Cunha, maior governador que este Estado já teve, esqueci as rusgas e as adversidades políticas e tratei a todos de maneira honesta. Tentei não ser leviano, não agredir o lado pessoal de ninguém e usei a ironia pra acalorar o debate. Assim como o velho Flores, que perdoou Getúlio Vargas por ter lhe perseguido e tentado apagar da memória do Rio Grande tudo de bom que Flores da Cunha fez por esta terra, desfazendo-se das conquistas de seu governo, proibindo a execução do Hino do Rio Grande e mandando queimar todas as bandeiras que encontrassem, eu não guardei rancor daqueles que se contrapuseram, absorvi as críticas que entendi serem construtivas, repliquei contra as que não concordei e sempre dei o direito me contraporem.
Não posso aceitar é que a covardia seja usada contra mim e contra os que se manifestam, colocando seus nomes em prol de um debate, a princípio, construtivo. A leviandade de um comentário anônimo agredindo uma pessoa não pode ser permitida.

Artigo 5º da Constituição Federal (que trata dos direitos e garantias individuais de todos os brasileiros...):
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo VEDADO O ANONIMATO;
V – é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

Que credibilidade tem uma informação vinda de alguém que não assina embaixo?

Contra quem vou me posicionar?

Algo que fere a constituição é democrático?

Estes “ANÔNIMOS” seriam os verdadeiros Dalits?

A quem interessa este ANONIMATO?

Matheus Brum.

4 comentários:

Tuva disse...

Anonimo é OBSCURO.Falta de luz.Ausencia de conhecimento.Ignorancia.Mentalidade ou ação contrária ao conhecimento da massa, considerando-se este como um perigo social.
Fonte: Aurélio

Rudney Lemos Soares disse...

Em verdade vos digo, o anonimato é a vergonha de nunca ter feito nada por ninguem, dai como não fazem criticam, a paciência e a informação são coisas que devem andar juntas, principalmente para evitar injustiças, pois falam de meu irmão vereador, porque não o conhessem de verdade, e nem mesmo se informam de suas postulações frente ao atual governo, todos aqueles que queiram ver QUEM É QUEM,deveriam ir as sessões da câmara, e também não ter vergonha de perguntar direto ao vereador(a) se assim achar necessario, antes de sair diceminando boatos. Parabens Mano, não muda teu jeito de ser, pois não tens porque dar ouvidos a ANONIMOS, de ouvidos sim a comunidade de BEM!

Rudney Lemos Soares disse...

Gostaria de me dirigir atravez deste blog, a querida "Tuvinha",vc tem razão, devemos participar e opinar em blogs que tragam informação e verdade, e não aos que aceitam comentários depreciativo que em nada contribuem com a grandeza da nossa comunidade, cada vez te admiro mais "Tuvinha".

Tuva disse...

Obrigada pelo carinho.